O dia 25 de julho, marca a data tem origem no 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas realizado em Santo Domingo, na República Dominicana, em 1992. No Brasil, a data celebra também o Dia de Tereza de Benguela, instituído em 2014. Quem foi Tereza de Benguela - Tereza é considerada uma grande guerreira mato-grossense e símbolo da resistência negra no Brasil colonial. Uma liderança quilombola que viveu no século XVIII, companheira de José Piolho, que chefiava o Quilombo do Quariterê, nos arredores de Vila Bela da Santíssima Trindade, Mato Grosso. Viúva, Tereza assumiu o comando daquela comunidade quilombola e liderou levantes de negros e índios em busca da liberdade revelando-se uma grande líder. Apesar da pouca representatividade na história oficial do país, Tereza é comparada ao líder negro Zumbi dos Palmares, a “Rainha do Pantanal” do período colonial. Fonte - Leia a matéria inteira no site de ADUFS .
parabéns pelo delicado vídeo que homenageia o GPEA -- emocionante!!! agradeço seu envolvimento, querida rita! e seja bem-vinda ao time que também quer sua foto no vídeo!
ResponderExcluirque delicadeza Rita!!! a-do-ro o GPEA inteirinho. mas concordo com mimi, faltou sua assinatura imagética! bjão querida pessoa.
ResponderExcluirLindo, Rita e muito delicado! E me junto ao coro de Mimi e Imara: falta você :)
ResponderExcluir