MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Fonte: Revista IHU on line
Obama: “As mudanças climáticas são o maior desafio para o nosso futuro”
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, defendeu nesta segunda-feira a “obrigação moral” de seu governo na luta contra as mudanças climáticas, cujas consequências definiu como “a maior ameaça” para o futuro. Em uma cerimônia na Casa Branca, o presidente democrata apresentou os detalhes de seu ambicioso plano para limitar, pela primeira vez na história, as emissões poluentes das usinas energéticas do país e estimular o investimento em energia renovável.

A reportagem é de Cristina F. Pereda, publicada pelo jornal El País, 03-08-2015.

“Somos a primeira geração que sente as consequências das mudanças climáticas e a última que tem a oportunidade de fazer algo para deter isso”, argumentou Obama. “Esse é um desses problemas aos quais, por sua magnitude, se não agirmos bem, não poderemos reagir nem nos adaptar. Quando falamos de mudanças climáticas, existe a possibilidade de chegar tarde.”

O presidente compareceu acompanhado da diretora da Agência de Proteção do Meio Ambiente (EPA, na sigla em inglês), Gina McCarthy. A Agência será encarregada de coordenar com os Estados a implementação dos cortes. McCarthy também descreveu a resposta ao aquecimento global como “um imperativo moral” e agradeceu à comunidade científica por sua defesa do meio ambiente. “Ficamos durante anos falando sobre o que deveríamos fazer e hoje, enfim, falamos do que realmente vamos fazer”, afirmou McCarthy, referindo-se às últimas décadas de trabalho para preparar a resposta dos EUA às mudanças climáticas.

“Não há um desafio que represente uma ameaça maior para nosso futuro do que as mudanças climáticas”, declarou Obama. O presidente encerrou com essas medidas o ceticismo dos EUA em relação aos dados da comunidade científica, que há décadas aponta para a contribuição das emissões de poluentes ao aquecimento global. Como lembrou o presidente democrata, o país sofreu neste século os 14 anos registrados até agora com as temperaturas mais altas, e 2014 bateu todos os recordes.

“A ciência nos diz que devemos fazer mais se quisermos salvar nossa economia e a saúde de nossos filhos”, insistiu Obama. O presidente recorreu ao argumento do Pentágono, que considera as mudanças climáticas uma das ameaças à segurança nacional. “Já não estamos falando do futuro, mas da realidade que vivemos aqui, agora.”

Além de falar do clima, o presidente incorporou esta segunda-feira também o argumento da saúde. A Casa Branca, que classificou essas medidas como “críticas”, calcula que a diminuição da poluição reduzirá as mortes prematuras em 90% em 2030, em comparação com 2005, e resultará em uma queda de 70% nos problemas respiratórios nas crianças. A Administração norte-americana também atribui às mudanças climáticas a duplicação nas três últimas décadas do número de habitantes do país com asma. Íntegra do artigo

Foto: Luis Moura/Estadão Conteúdo/ site: R7.Notícias.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto "Meu Quintal é lindo"

Democracia, Participação Social e a Lei.