Cidadania: Educação em Direitos Humanos

A proposta É: Empreender uma busca pelo aprimoramento dos conceitos e pré-concepções pessoais, e as quais acreditamos ser, até agora, a mais correta, apropriada e portanto verdadeira, sobre temas reais envolvendo a nossa existência individual e, principalmente, nossa (com)vivência enquanto coletivo social. 




DIREITOS HUMANOS SOB A ÓTICA DAS VÍTIMAS E O DIREITO:






O debate sobre os direitos humanos e a formação para a cidadania vem alcançando mais espaço e relevância no Brasil, a partir dos anos 1980 e 1990, por meio de proposições da sociedade civil organizada e de ações governamentais no campo das políticas públicas, visando ao fortalecimento da democracia.
Esse movimento teve como marco expressivo a Constituição Federal de 1988, que formalmente consagrou o Estado Democrático de Direito e reconheceu, entre seus fundamentos, a dignidade da pessoa humana e os direitos ampliados da cidadania (civis, políticos, econômicos, sociais, cultuais e ambientais).(*)
(*) BRASIL, Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos - Secretaria Especial de Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Juistiça, Unesco, pág.25.,  5ª Tiragem atualizada, 2009.

A partir dessa realidade, o desafio É: A sua concepção sobre "direitos humanos" permanece a  mesma?

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