Mia Couto: "À porta da modernidade há Sete Sapatos Sujos"

Mia Couto, um notório escritor moçambicano, apresenta um texto que acredito apropriado para a intensa crise social na qual estamos mergulhados.  Couto chama a atenção para o desafio de construirmos sociedades solidárias, democráticas e justas. 
Em tempos onde as notícias cotidianas desafiam todo o qualquer sentido de esperança, Mia Couto ressalta que "não podemos senão ser otimistas". Mas além disso, para conquistar o futuro que sonhamos para as futuras gerações - que inclui toda a diversidade humana - é necessário que cada um comece assuma uma nova atitude. 


Para o autor
O pessimismo é um luxo para os ricos.[...] A pergunta crucial é esta: o que é que nos separa desse futuro que todos queremos? Alguns acreditam que o que falta são mais quadros, mais escolas, mais hospitais. Outros acreditam que precisamos de mais investidores, mais projetos econômicos. Tudo isso é necessário, tudo isso é imprescindível. Mas para mim, há uma outra coisa que é ainda mais importante. 
Essa coisa tem um nome: é uma nova atitude. Se não mudarmos de atitude não conquistaremos uma condição melhor. Poderemos ter mais técnicos, mais hospitais, mais escolas, mas não seremos construtores de futuro.
Leia o artigo na íntegra:  "Os sete sapatos sujos"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto "Meu Quintal é lindo"

Ballet com Deficientes