Educação Brasileira e Paulo Freire


"Gosto de ser homem, de ser gente, porque sei que a minha passagem pelo mundo não é predeterminada, preestabelecida. Que o meu “destino” não é um dado mas algo que precisa ser feito e de cuja responsabilidade não posso me eximir.
(....)
Gosto de ser gente porque, como tal, percebo afinal que a construção de minha presença no mundo, que não se faz no isolamento, isenta da influencia das forças sociais, que não se compreende fora da tensão entre o que herdo geneticamente e o que herdo social, cultural e historicamente, tem muito a ver comigo mesmo.
(...)
Gosto de ser gente porque, mesmo sabendo que as condições materiais, econômicas, sociais e políticas, culturais e ideológicas em que nos achamos geram quase sempre barreiras de difícil superação para o cumprimento de nossa tarela histórica de mudar o mundo, sei também que os obstáculos não se eternizam."  
Paulo Freire* 
*Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa, São Paulo: Editora Paz e Terra, 21ª Edição, 1996


Nota: No último dia 13, foi sancionada a Lei nº 12.612/2012, declarando o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira. Os escritos de Paulo Freire sempre se traduzem em fontes de inspiração.


Leia também:
FÓRUM DE DIREITOS HUMANOS E DA TERRA - MT: PAULO FREIRE - PATRONO DA EDUCAÇÃO DO BRASIL: PATRONO DA EDUCAÇÃO  DO BRASIL Assessoria de Comunicação 19/04/2012 - 13:09 Os professores brasileiros e especi...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto "Meu Quintal é lindo"

Ballet com Deficientes