Economia: IPCA confirma disparidade entre a inflação ao consumidor e o índice que reajusta a maioria dos aluguéis

Fonte: Jornal O Globo, em 10.02.2011
Condomínio na China
 RIO – O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de janeiro, divulgado nesta quarta-feira pelo IBGE, ratifica a disparidade entre a inflação ao consumidor e o IGP-M, índice que reajusta a maioria dos contratos. Enquanto o primeiro registra alta de 5,99% nos últimos 12 meses, o segundo indexador subiu 11,5%, como informou a FGV. O IPCA calcula a variação de preços de produtos e serviços, como alimentação e bebidas, artigos de residência, despesas pessoais, educação, habitação, saúde, entre outros. Em janeiro, a inflação ficou em 0,83%, na maior taxa desde abril de 2005 (0,87%). Em janeiro de 2010, o índice fora de 0,75%.

O que reflete a disparidade do IGP-M em relação ao IPCA é a alta nos preços de atacado, que corresponde a 60% do primeiro indexador. Apesar de o IGP-M ter sido puxado pelos preços ao consumidor em janeiro, ele ainda sofre a alta devido à variação positiva do preço de atacado há três ou quatro meses — explica o conselheiro da Associação de Dirigentes de Mercado Imobiliário (Ademi) e diretor da Domus, Rodolpho Vasconcellos.

Se o contrato de aluguel com aniversário em fevereiro fosse reajustado pelo IPCA, o inquilino que pagasse mil reais passaria a desembolsar R$ 1.059,90 (aumento de 5,99%). No entanto, com o contrato atrelado ao IGP-M, o valor da locação passa para R$ 1.115, já que o índice teve variação positiva de 11,5% no período. Leia mais...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto "Meu Quintal é lindo"

Ballet com Deficientes