Ferrovia MT: Governo lança obra do 3º terminal da estrada de ferro.


Foto: Jornal MidiaNews
Ferronorte: Chegada dos Trilhos

No último dia 19, a imprensa divulgou o início da construção da 3ª estação da Ferrovia Vicente Vuolo (Ferronorte), no município de  Itiquira-MT, sito a 357 km ao Sul de Cuiabá. O Governo anuncia como principal benefício da obra a diminuição de custos para produtores mato-grossenses. 

A previsão é que o trecho, de 220 km aproximadamente, custe R$ 800 milhões. Os investimentos são do Governo Federal. (leia matéria da íntegra)

Um pouco mais dessa História: 

Pesquisadores estudiosos sobre o assunto entendem que qualquer tipo de transporte fluvial ou ferroviário pode, "naturalmente, ser útil ao país mas sua implantação deve ser precedida dos estudos ambientais, econômicos e sociais para uma correta avaliação de seus impactos positivos e negativos."

E, mais: 
"O transporte mais eficiente - em termos de menores gastos de combustível - varia de acordo com a origem e destino dos grãos, e que cada destino apresenta uma combinação própria entre os três diferentes modais de transporte.
Não se pode previamente definir, portanto, essas combinações a partir do pressuposto que um modal consuma menos combustível por peso transportado que os outros meios de transporte." (leiaCom ciência - Transportes)

No caso do Terminal de Itiquira a licença de instalação já foi concedida pelo Ibama, nos termos que determina a legislação ambiental.

Mesmo assim, e diante nos impactos ambientais e sócio-econômicos oriundos de empreendimentos dessa natureza, continua presente a necessidade de se assegurar uma ampla, transparente e democrática atuação das instituições gestoras desse processo, para que a sociedade possa beneficiar-se de um tipo de transporte efetivamente sustentável.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto "Meu Quintal é lindo"

Ballet com Deficientes