SÃO PAULO: ATERRO AMBIENTAL desmorona em Rodovia.


Fonte: Jornal R7
Publicado em 26/04/2011 às 13h47
Promotoria do Meio Ambiente vistoria
Foto web
aterro que desmoronou 
A promotora de Justiça do Meio Ambiente de Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, vai vistoria a região em que um muro desabou em um aterro sanitário na segunda-feira (25) e espalhou lixo pelas ruas. Durante a vistoria, técnicos da Agência de Mogi das Cruzes e do Setor de Gestão de Processos da Companhia responsável pelo aterro também estarão presentes. 

De acordo com informações dos moradores, houve uma explosão no aterro sanitário, localizado na avenida Nossa Senhora das Graças, 598, próximo à rodovia Ayrton Senna. Segundo eles, desde sábado (23) começaram a ocorrer pequenos desabamentos no local por conta dos gases no aterro. Os bombeiros não confirmaram que houve explosões. 

Muito lixo se espalhou pelas ruas, deixando cheiro forte. Os moradores também relataram que ficaram sem luz e telefone. Ao todo, dez viaturas do Corpo de Bombeiros foram empenhadas – por volta das 15h, oito permaneciam no local. 

Com a vistoria, técnicos vão verificar, principalmente, a remoção do lixo que atingiu uma estrada ao lado do aterro – estrada do Ribeiro - e chegou até as margens do córrego Taboãozinho. 
De 2001, quando a Pajoan assumiu a administração do empreendimento, até dezembro último, o aterro foi objeto de 87 autuações por parte da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), sendo 51 advertências e 36 multas -, por motivos como disposição inadequada ou irregular de resíduos sólidos, falta de licença ambiental, emissão de odor e lançamento de chorume (líquido proveniente do lixo). Além disso, em 2009 tinha sido interditado pela Companhia em 2009, por falta da Licença de Operação.

** Precisamos urgentemente implementar os objetivos e diretrizes da recém criada Política de Resíduo Sólido. A participação de todos os atores ambientais é fundamental. Devemos construir um  coletividade consumidora mais consciente e responsável. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto "Meu Quintal é lindo"

Democracia, Participação Social e a Lei.