Carta de Natal de uma advogada aos seus clientes

Decoração Natal 2010
Praça Bispo D. José em 
Cuiabá-MT
A uma semana do Natal, passei horas ao computador buscando encontrar uma “belíssima” e “especial” mensagem de Natal para encaminhar a cada um dos meus clientes. Acreditei que seria relativamente fácil, pois bastaria “baixar” os modelos de mensagens disponibilizados através de incontáveis sites na internet. Puxa! São muitos... milhares! Achei vídeos, frases de efeito, crônicas, poesias, músicas, cartões previamente formatados...
Contudo, à medida que procurava encontrar a melhor mensagem fui revivendo inesquecíveis momentos deste ano de trabalho junto a cada um dos meus clientes e acabei concluindo que melhor seria escrever sobre isso, ao invés das tradicionais mensagens natalinas.
Felizmente, tenho diversos clientes. Mas, como são únicos cada um de vocês.
Conheço todos pessoalmente e um pouco dos seus históricos familiares, dos seus caminhos profissionais, aprendi a reconhecer cada estilo ou personalidade, e, me permita, até as ‘manias’.
Com muitos tive diversos encontros (e também desencontros): audiências, reuniões, relatórios via e-mail, telefonemas, curtos e longos, para solução de questões ‘urgentes’, dividimos momentos tensos e angustiantes diante dos prazos judiciais, das dificuldades para alcançar documentos, pagar custas e despesas judiciais, enfrentamentos da “burocracia” (é assim que alguns clientes enxergam as exigências de cumprimento de prazos legais) ora junto à Justiça ora junto à parte contrária. Infelizmente, não foi somente isso: também ocorreu a viuvez, inesperada ou não, a morte do pai ou da mãe, a separação conjugal, a repentina demissão do emprego, o inesperado diagnóstico de doença grave.
Puxa, é difícil acreditar que tudo isso pode acontecer durante o trâmite de uma ação judicial. Aliás, quanto tempo dura uma ação judicial? 01, 03, 05... 10 anos? Quem vai saber. Sem falar nas consequências jurídicas que todos esses fatos podem acarretar à lide.
Mas, outros fatos nessa caminhada igualmente nos sensibilizaram: o casamento da filha, a posse em um novo emprego, a conclusão de um curso superior já quase aos 50 anos, o nascimento da neta, o diagnóstico de cura de uma doença grave, o encerramento do processo que culminou com a desoneração de um patrimônio, a liquidação de uma dívida bancária que possibilita “dormir tranquilo”, a aposentadoria alcançada....!
Por isso, gostaria de agradecer a oportunidade de ter vivenciado cada uma dessas experiências, pois todas me fizeram crescer muito profissionalmente e me ajudaram a compreender um pouco mais sobre as nossas limitações como ser humano. Quantas vezes a emoção foi mais forte do que a razão profissional e chorei junto a dores dos meus clientes. E quantas vezes pude compartilhar momentos de extrema alegria ... e pudemos sorrir juntos.
Por tudo isso, desejo que as benções do Natal esteja vivo em cada dia do Ano Novo que se inicia para que as luzes e cores da vida estejam presentes e concretizem, com a ajuda de Deus, todos os seus desejos.
Abraços fraternos.
Rita de Cássia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto "Meu Quintal é lindo"

Ballet com Deficientes